Horários de atendimento: veja aqui.

Clínica Centrum

ASO

A sigla ASO significa Atestado de Saúde Ocupacional.

O ASO é o atestado que serve para definir se o funcionário está apto ou inapto para a realização de suas funções dentro do local de trabalho.

Nele estarão relatados os exames médicos específicos para determinada função (esses exames serão definidos baseados no risco). A partir dos riscos encontrados no ASO podemos determinar quais as medidas que podem ser adotadas para evitar doenças que porventura forem diagnosticadas.

Fonte: segurancadotrabalhonwn.com/o-que-e-aso


PCMSO

São as iniciais do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. Trata-se de uma legislação federal, especificamente a Norma Regulamentadoras no 07, emitida pelo Ministério do Trabalho.

O PCMSO monitora por anamnese e exames laboratoriais a saúde dos trabalhadores. Tem por objetivo identificar precocemente qualquer desvio que possa comprometer a saúde dos trabalhadores.

Fonte: sindiconet.com.br/7148/Informese/Questoes-trabalhistas/O-que-e-PPRA-e-PCMSO





   

PPRA

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

O PPRA é um conjunto de ações visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais.

Riscos estes existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

Fonte: petramedicinadotrabalho.com.br/pcmsoppra.html


LER / DORT

As lesões por esforços repetitivos são definidas como um conjunto de disfunções músculo-esqueléticas que acometem os membros superiores e região cervical e estão relacionadas ao trabalho.Podem também comprometer outras regiões do corpo.

A tendinite, a bursite e a tenossinovite são bem conhecidas.

Os movimentos repetitivos de qualquer parte do corpo provocam lesões nos tendões, músculos e articulações, elas acontecem principalmente nos membros superiores. Como resultado temos dores, limitação no movimento, fraqueza muscular e declínio do desempenho profissional.

Fonte: albertopcastro.med.br/lerdort/index.php

Leia: Mais